terça-feira, 30 de julho de 2013

Lateralidade cruzada


 


A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados.

O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. É ele que inicia e executa a ação principal. O outro lado auxilia esta ação e é igualmente importante. Na realidade os dois não funcionam isoladamente, mas de forma complementar.

Exemplo: quando pregamos um prego em uma parede, a mão auxiliar segura o prego enquanto a outra, com precisão e força muscular suficiente, bate o martelo.

A dominância ocular pode ser percebida quando pedimos para a criança que olhe por um caleidoscópio ou um buraco de fechadura. É preciso tomar muito cuidado ao afirmar qual é a dominância ocular, pois, às vezes, um problema na vista pode mascarar essa percepção.

Podemos observar a dominância dos membros inferiores quando pedimos à criança que brinque de amarelinha com um pé e depois com o outro. Verificamos então, qual o lado que teve mais facilidade, isto é, qual apresentou mais precisão, mais força, mais rapidez e também mais equilíbrio.

Se uma pessoa tiver a mesma dominância nos três níveis – mão, olho e pé – do lado direito, diremos que é destra homogênea, e canhota ou sinistra homogênea, se for o lado esquerdo.

Se a criança possuir dominância espontânea nos dois lados do corpo, isto é, executar os mesmo movimentos tanto um lado como com o outro, o que não é muito comum, é chamada de ambidestra.

LATERALIDADE CRUZADA

A maioria dos autores acredita que existe no cérebro um hemisfério predominante responsável pela lateralidade do indivíduo – desta maneira, de acordo com a ordem enviada pelo cérebro dominante, teremos o destro ou o canhoto.

Além da dominância da mão, existe também a do pé, do olho, do ouvido. QUANDO ESSAS DOMINÂNCIAS NÃO SE APRESENTAM DO MESMO LADO DIZ-SE QUE O INDIVÍDUO TEM LATERALIDADE CRUZADA.

Os distúrbios psicomotores são evidentes e resultam em deformação do esquema corporal. São algumas as formas mais comuns desse distúrbio:
-mão direita dominante X olho esquerdo dominante
-mão direita dominante X pé esquerdo dominante e o inverso.

Geralmente essas crianças apresentam
-alto índice de fadiga;
-quedas freqüentes;
-coordenação pobre;
-atenção instável;
-problemas de linguagem (dislalia)

Em termos de aprendizagem,a criança com lateralidade indefinida refere-se ao tipo de grafia,resultando dificuldade na orientação espacial e posturas inadequadas para escrita,ou seja as duas últimas irão interferir diretamente no processo gráfico da criança

Conhecimento Direita e Esquerda-conceito de grande importância para processo alfabetização.Está ligado diretamente ao conceito de imagem corporal e lateralidade,permitindo que a criança diferencie ao lado esquerdo e ao lado direito,não somente em si, mas também no outro e nos objetos.

Sendo assim,ao iniciar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita,sem compreensão conceito de lateralidade,pode implicar em confusões espacial,levando a criança a dificuldade discriminar letras que se diferem quanto á sua posição espacial,por exemplo b-d, p-q.
Observa-se que outra dificuldade apresentada é aparecimento de escrita ESPELHADA.

Fonte:http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1607651
www.fontesdosaber.com;

REFLEXÕES SOBRE A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL.

                                                    
Este artigo tem a finalidade de sistematizar algumas reflexões e contribuições sobre a
psicopedagogia clinicam nas instituições de ensino tratando de temas importantes para a
comunidade escolar tais como: a psicopedagogia no Brasil, as relações da saúde e o papel da
escola. Trata-se de um conjunto de reflexões elaboradas a partir de uma experiência de estagio
no sentido de contribuir com os educadores que diariamente lidam com alunos com
dificuldades de aprendizagem que freqüenta as escolas estaduais na cidade de Dourados.
Justificamos esse estudo por entender que ser um bom profissional na área da Psicopedagogia,
significa ser capaz de aprender sempre e com amor, o que equivale a dizer que devemos estar
abertos a aprender sobre todas as áreas em que iremos atuar, buscando constante
aperfeiçoamento e novos conhecimentos. O objeto de nosso estudo foi uma Escola Estadual
 particularmente os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem. As atividades e observações foram realizadas em cinco sessões. Consideramos uma pesquisa de campo, acompanhada de estudo de caso.
Utilizamos entrevista para a avaliação clinica envolvendo a mãe do aluno, caso do estudo.
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA
        A Psicopedagogia preocupa-se com o problema da aprendizagem, ocupando-se
inicialmente com o processo como a mesma ocorre. Estuda as características da aprendizagem
humana; como se aprende; como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada
por vários fatores, como se produz as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-
las e preveni-las. O Psicopedagogo atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir
a freqüência dos problemas de aprendizagem abordando as questões didático-metodológicos,
bem como na formação e orientação dos professores, além de fazer aconselhamento aos pais.
(BOSSA 2000, p. 21).
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA
        No âmbito clínico tem como tarefa a investigação e a intervenção para que
compreenda o significado, a causa e a modalidade de aprendizagem do sujeito, com o intuito
de sanar suas dificuldades. A marca diferencial entre o psicopedagogo e outros profissionais é
que seu foco é o vetor da aprendizagem, assim como o neurologista prioriza o aspecto
orgânico, o psicólogo a psique, o pedagogo o conteúdo escolar.
        A Psicopedagogia clínica procura compreender de forma global e integrada os
processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos e pedagógicos, que interferem
na aprendizagem, a fim de possibilitar situações que resgatem o prazer de aprender em sua
totalidade, incluindo a promoção da integração entre pais, professores, orientadores
educacionais e demais especialistas que transitam no universo educacional do aluno.
        No ensino público, uma das opções para a realização da atuação clínica seria o serviço
público de atendimento, onde os psicopedagogos poderiam contribuir com uma visão mais
integrada da aprendizagem.
No âmbito institucional a Psicopedagogia assume um compromisso com a melhoria do
ensino, atendendo, sobretudo aos problemas cruciais da educação no Brasil.
        Na escola o Psicopedagogo também utiliza instrumental especializado, sistema
     
específico de avaliação e estratégias capazes de atender aos alunos em sua individualidade e
de auxiliá-los em sua produção escolar e para além dela, colocando-os em contato com suas
reações diante da tarefa e dos vínculos com o objeto do conhecimento. Dessa forma, resgata
positivamente o ato de aprender.
        Cabe ainda, ao Psicopedagogo assessorar a escola, alertando-a para o papel que lhe
compete, seja reestruturando a atuação da própria instituição junto a alunos e professores, seja
ainda redimensionando o processo de aquisição e incorporação do conhecimento dentro do
espaço escolar, seja encaminhando alunos para outros profissionais. (BOSSA, 2000).
        RELATO DO ESTUDO DE CASO
        A partir das situações descritas no caderno de campo e, também após a análise dos
dados foi organizada a caracterização do problema-aprendizagem através dos seguintes
instrumentos do processo diagnóstico: Anamnese, Desenho da Famíliia e do Par Educativo,
Desenho Livre, Teste do Faz de Conta, Ditados, leituras e jogos. Para isso foram utilizadas
cinco sessões.
DA ANAMNESE
        A anamnese trata do aluno Marcos (nome fictício), da 2a série da escola em estudo .A
entrevista com mãe aconteceu na sala da diretora da escola na qual A mãe relatou o seguinte:
Dos quatro filhos que possui Marcos é o caçula e mora com os pais e os irmãos. Sua gestação
não foi muito tranqüila, pois a mãe passou muito nervoso devido as constantes brigas entre o
casal porque o pai era envolvido com drogas. Marcos nasceu de parto normal em um hospital
local, após uma gestação de 9 meses completos. Chorou logo que nasceu e não necessitou de
nenhum atendimento especial. Pesou 3.850 quilos e mediu 52 cm. A mãe sentiu o bebê se
mexer mais menos no 4o mês de gravidez. Marcos não possui nenhuma reação alérgica. Não
tem bronquite nem asma. Não tem problemas auditivos. Quanto aos problemas visuais a mãe
não sabe se tem, pois ela nunca observou e a criança nunca reclamou. Sua saúde é boa, porém
é muito nervoso. Quando contrariado grita, joga objetos que encontra pela frente e é difícil
controlá-lo.
        Além do tratamento médico cujo medicamento indicado é o Tegretol1 faz
acompanhamento psicológico e fonoaudiológico. Marcos foi amamentado até aos oito meses
de idade. Hoje sua alimentação é normal e não necessita de auxílio para se alimentar. Seu
sono já foi muito agitado, falava, brigava e chorava enquanto dormia mas hoje devido ao
medicamento que toma dorme mais tranqüilo. Sendo que ainda fala às vezes enquanto dorme.
Não é sonâmbulo nem range os dentes. Dorme com os irmãos em quarto separado dos pais.
        Era um bebê muito esperto e sorridente. Firmou a cabeça no 5o mês, sentou-se aos 7
meses, aos oito engatinhou e aos dez meses andou sozinho. Quanto ao controle dos esfíncteres
não tem controle do vesical noturno até hoje molha a cama todas as noites. A mãe o faz
colocar os lençóis molhados no varal todas as manhãs antes de ir para a escola. Marcos é lento
e se distrai na realização de qualquer tarefa. Exemplo: arrumar a cama. Não necessita de
auxílio para realizar atividades como: tomar banho, se vestir, calçar e dar nós nos tênis e
sapatos.
        Escreve e realiza qualquer tarefa com a mão direita, pois assim foi ensinado. Em casa
todos são destros. Este paciente não rói as unhas nem chupa dedos. Nunca apresentou nenhum
tique nem manias. Aprendeu a andar de bicicleta aos seis anos de idade.
        Marcos é uma criança como qualquer criança da sua idade, gosta muito de brincar,
1
  Medicamento indicado para epilepsia: crises parciais complexas ou simples.
    
principalmente de jogar bola. Segundo a mãe se a família permitir ele passa o tempo todo na
rua atrás da bola e só o pai, que já bateu muito mas não bate mais, consegue dar um pouco de
limite. Segundo a orientação médica, diz a mãe, esta criança não pode jogar bola por muito
tempo sem descanso, deve jogar um pouco e descansar para não desmaiar, porém a família
tem dificuldade em conscientizá-lo.
        Seu relacionamento com os colegas não é muito bom porque Marcos se desentende
com eles por qualquer motivo e na maioria das vezes é agressivo.
Iniciou seus estudos aos sete anos de idade, cursou a 1a série passando para a 2a, série em que
permanece até hoje pelo terceiro ano consecutivo. Hoje se encontra com 11 anos. Não gosta
de estudar de manhã mas não houve outro jeito, já que a mãe não encontrou vaga no período
vespertino.
        Devido às constantes agressões aos colegas e por ser considerado pela escola um aluno
indisciplinado, já freqüentou três escolas diferentes. Isso se deu porque de acordo com a fala
da mãe a coordenação das escolas as quais freqüentou a aconselhou a mudar de escola, pois
assim Marcos poderia melhorar seu comportamento.
Quanto à linguagem2 essa criança usou suas primeiras palavras com significado com um ano e
oito meses e hoje se comunica muito bem. Gosta de fazer amigos compatíveis com a sua
idade, porém agride as crianças menores com as quais brinca.De acordo com a mãe a medida
disciplinar mais utilizada pelos pais é impedi-lo de sair de casa, já que é o que mais gosta de
fazer. Sob o ponto de vista emocional a mãe apontou que Marcos é muito emotivo chora
facilmente e se penaliza com o sofrimento das pessoas.
        Importante a contraposição de relatos. Em posterior contato com a professora o relato
quanto ao aluno foi o seguinte:
Marcos é ótimo em matemática, soma, subtrai, multiplica e divide. Durante esta aula não
incomoda ninguém. Na aula de português ele se transforma, pois não sabe ler nem escrever. O
mesmo acontece com as demais disciplinas que requer leitura.
        Ainda, segundo a queixa da professora, Marcos nega que tenha agredido alguém
quando lhe chamam a atenção. Por isso na hora do intervalo os funcionários e até mesmo as
professoras, mesmo das outras séries, tem que cuidar para que Marcos não agrida tanto das
crianças com as quais brinca.
        Durante a anamnese percebeu-se claramente que a mãe ocultou algumas informações
importantes para a formulação da hipótese diagnóstica. A família não dá a importância devida
à dificuldade enfrentada por Marcos. Não auxilia nas atividades de casa. Se apega muito à
questão do problema que o médico diz que ele tem e se acomodam achando que só o médico e
a escola tem o dever de ajudá-lo a resolver seu problema de aprendizagem.
        Talvez Marcos esteja rotulado pela dificuldade de aprendizagem. É provável que tenha
havido uma falha na alfabetização. Acredita-se que após a realização de todas as sessões com
        2
          Alem do relato acerca da linguagem , foi declarado pela mãe sobre as atividades diárias dessa
criança as quais entendemos ser importantes relatá-las:
                — Acorda e vai ao banheiro
                — Toma café
                — Coloca os lençóis do xixi no varal
                — Vai para a escola
                — Volta da escola, almoça e sai para brincar.
                A renda familiar de Marcos é baixa. Sendo a profissão do pai, pintor de parede e a
profissão da mãe empregada doméstica.
                A queixa apresentada pela mãe é a seguinte:
                — Marcos não sabe ler nem escrever
                — É irrequieto e agressivo. Onde ele está ninguém fica sossegado. Agride de alguma
forma (bate, puxa cabelo, cutuca, passa o pé na frente). Todas as crianças que estão a sua volta.
    
a criança será possível detectar a real necessidade de Marcos.
        Relato das sessões:
        Num primeiro contato Marcos se apresentou um pouco desconfiado, reticente e
curioso com o que iriam fazer com ele. .Marcos demonstrou muita tristeza em seu olhar,
quase não sorri, e quando o faz força um pouco, ou seja, tenta sorrir. Durante toda a sessão
não quis conversar, apenas respondia o que era perguntado, talvez porque não conhecia a
estagiária estava um pouco tímido, algo que poderá ser vencido nas próximas sessões.
        Ao falar sobre o desenho livre deixou claro que possui um bom vínculo com a família
quando relatou que debaixo das árvores que há no fundo do quintal eles fazem churrasco no
final de semana e toda a família participa.
        Em um segundo contato a estagiária teve a certeza de que a mãe de Marcos realmente
ocultou algumas informações, pois agora que se conheceram melhor ele se sentiu mais à
vontade para relatar tudo que relatou hoje Algo bastante positivo foi o fato de Marcos estar
mais à vontade durante a realização desta sessão, se mostrando colaborador e ajudando a
estagiária a guardar o material utilizado para a realização das atividades. Ficou bastante claro
a dificuldade de Marcos em relação a escrita e a leitura. Consegue escrever seu nome e nome
de seus irmãos de forma memorizada. Demonstra repúdio ao se falar em escrita e leitura.
        Nos demais encontros foi possível aplicar vários testes durante a sessão porque
Marcos estava com pressa, queria fazer tudo rápido, nem quis colorir os desenhos.
        Percebeu-se que ele já não tinha a mesma paciência das sessões anteriores. Estava
ansioso. Talvez tivesse alimentado a esperança de que num passe de mágica o seu problema
de aprendizagem fosse resolvido. O que infelizmente não é possível. Com relação ao Desenho
do Par Educativo, Marcos demonstra ter um bom vínculo com sua professora e percebe que
os elementos de aprendizagem estão presentes nesse desenho.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA QUEIXA DA INSTITUIÇÃO
Com base na principal queixa da instituição que é a falta de motivação por parte das
professoras para sanar os problemas de aprendizagem dos seus alunos, a equipe estagiária foi
em busca de material de pesquisa e reflexão para a fundamentação teórica.
        MOTIVANDO A APRENDIZAGEM
        Aprender é adquirir novas atitudes. Tudo o que fazemos tem um objetivo ou um
motivo.Motivo é tudo que nos move, para determinado fim, ou seja, motivo é a força interior
que leva o homem a agir.
        Na escola tradicional os alunos prestavam atenção, estudavam, só para saber, ter
cultura, decorando tudo. Já na escola nova ou renovada, a motivação é que passa a ser o
centro do processo de aprendizagem.
        Motivação é algo que leva os alunos a agirem por vontade própria: ela inflama a
imaginação, excita e põe em evidência as fontes de energia intelectual, inspiram o aluno a ter
vontade de agir, de progredir. Em suma motivar é despertar o interesse e o esforço do aluno. É
fazer o estudante “desejar” aprender aquilo que ele precisa aprender.
        Para a didática renovada a motivação é de fundamental importância porque:
        - aprendizagem exige esforço, - esforço exige interesse; e interesse é um estado
emocional, um desejo, uma atração do indivíduo para o objeto.
        Motivação é a soma do motivo com o incentivo. Incentivo é o processo externo que vai
despertar o “motivo” no indivíduo. Incentivo é ação de fora para dentro. Motivo é reação,
neste caso de dentro para fora.
      
          DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL3
          Durante a entrevista, a diretora expôs alguns problemas enfrentados pela instituição: o
primeiro deles é justamente sobre o que as funcionárias haviam colocado inicialmente, sobre
o fechamento da escola, sob a justificativa, por parte do governo, que a instituição conta com
poucos alunos e o compromisso com as séries iniciais é, segundo a Lei de Diretrizes e Bases
(LDB), de inteira responsabilidade do município. E o Estado deve se empenhar com o que lhe
é devido, ou seja, o Ensino Médio. A outra queixa está relacionada à indisciplina dos alunos.
Muitos deles foram expulsos mais de uma vez por outras escolas e trazem suas frustrações e
problemas de casa para a escola. Em meio a tudo isso ainda há a falta de compromisso por
parte de uma das coordenadoras que não participa das atividades em que ela deveria liderar
tais como: planejamento de trabalho, assessoria pedagógica, organização de festas, etc.
Sempre que solicitada se afasta alegando problemas de saúde. Os professores também foram
mencionados, pois ministram aulas muito ultrapassadas, monótonas e sem nenhuma
criatividade, causando total desinteresse e conseqüentemente a indisciplina. Assim perdem o
controle da situação e transferem os problemas para a coordenação, que transfere para a
família, e esta para o aluno.
          A observação tem por objetivo conhecer melhor a estrutura física e funcional da escola
em todos os seus aspectos.
Realizou-se a pesquisa documental buscando os fatos históricos da instituição. Foi elaborada a
partir de documentos de criação da escola: Proposta Pedagógica, Regimento Escolar,
Acompanhamento Controle e Avaliação do Processo Educacional.
          CONSIDERAÇÕES FINAIS
          Partindo da premissa que o estágio supervisionado é um momento de estudo, prática e
reflexão sobre as informações obtidas durante o curso, considero que o mesmo foi uma
oportunidade de aprendizagem, crescimento pessoal e profissional.Todas as etapas foram
realizadas com bastante interesse, porém com algumas dificuldades considerando que os
professores orientadores estão distantes e apesar dos seus esforços não podiam estar presentes
sempre que necessitávamos.
           A realização do estágio aliada ao conhecimento teórico que obtivemos ao longo do
curso, nos proporcionou conhecimentos que nos levam a reconhecer e valorizar o trabalho do
Psicopedagogo. Porém este universo é muito vasto, há necessidade de se buscar ainda, muito
mais conhecimento nessa área.
          Estando em contato direto com a criança durante o processo ensino-aprendizagem, o
professor percebe de imediato o aluno que apresenta dificuldades para ler, ou trocas
ortográficas, ou lentidão para realizar as atividades escolares, e no processo reeducativo
contribuirá com o Psicopedagogo para o sucesso da intervenção.
          Esta forma de trabalho conjunta, envolvendo o professor o Psicopedagogo e a família
trará ao aluno, a sensação e a certeza de que conseguirá superar os obstáculos já que, está
sendo apoiado por pessoas nas quais ele confia e que, em contrapartida confiam nele.
          Encerro este trabalho com a consciência de que pouco ou quase nada sei do universo
da Psicopedagogia, mas muito desejo sinto de prosseguir em busca de novas conquistas na
área.
3
  Foram instrumentos para diagnósticos da instituição: Visitas na escola, Entrevista com os funcionários,Observação em sala
de aula ,Observação da Estrutura funcional e física da escola, Questionários para os professores, Carta à comunidade
    
REFERÊNCIAS
BARBOSA, L.M.S., A História da Pisicopedagogia contou também com Visca. Disponível
em www.pisicopedagogia.pro.br, acessado em 25/7/2005.
BOSSA, Nadia Aparecida. A Pisicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da Prática. Pág
67 ano 2000.
______,A Escola Necessária para o presente com vista ao futuro. Disponível em
www.pisicopedagogia.pro.br, acessado em 17/7/2005.
______,A Dificuldades de Aprendizagem: O que são, Como trata-las?.Porto Alegre, Artes
Médicas Sul, 2000.
PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1986.
VISCA, J. Clínica psicopedagógica: Epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas,
1987.
______. Pisicopedagogia: Novas Contribuições; Organização e Tradução Andréa Morais,
Maria Izabel Guimarães – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.
______. El Diagnostico: Operatorio em la Practica Pisicopedagogica. Bueno Aires, Ag. Serv,
G., 1995.
______. Técnicas Proyetivas Pisicopedagogicas. Bueno Aires, Ag. Serv, G., 1995.
SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar de aprendizagem. 10.
ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
WEISS, Maria Lúcia Leme. Psicopedagogia clínica: Uma visão diagnóstica dos problemas de
aprendizagem escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

DIFICULDADES DOS ALUNOS


1Não reconhece as letras:  
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:

 * 
jogo de Bingo


*O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
• Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)


2- Não consegue formar PALAVRAS:
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
• Recortar letras e formar palavras
• Formar palavras com o alfabeto móvel
• Bingo
• Forca
• Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
• Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
• Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
• Dominó com figuras e palavras. 
• Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
• O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
• Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
• Completar as palavras em que estão faltando letras
• Cruzadinhas
• Modelos estáveis expostos na sala de aula 


3- Não consegue formar frases 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente
• Mandar pequenos bilhetes


4- Não tem segmentação frasal 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMODELICIOSOMEL)
• Ler um texto dizendo ESPAÇO ou batendo uma palma entre cada palavra. Ex. As (espaço) abelhinhas (espaço) produzem...


5- Lê, mas não escreve 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Copiar textos interessantes
• Mandar bilhetinhos
• Hora do Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem podem ganhar um pequeno prêmio) 


6- Só copia, mas não lê 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Bingo
• O professor deve apresentar cada letra do alfabeto com músicas
• Recortar palavras (iniciadas pela letra … , terminadas com a letra...)
• Desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente
• Recortar letras e formar palavras
• Formar palavras com o alfabeto móvel
• Bingo
• Forca
• Competição em grupos – quem formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc. vai brincar com o grupo na quadra na 6ª feira durante 30 minutos (ou outro prêmio)
• Formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida . Ex. Melancia – mel, laca, ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
• Analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa seqüência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
• Dominó com figuras e palavras. 
• Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro
• O que tem lá… na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos
• Colcha de Retalhos – uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma arte (estrepolia), músicas que você mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo, mais alguma coisa
• Completar as palavras em que estão faltando letras
• Cruzadinhas
• Recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e 
montar novamente
• Mandar pequenos bilhetes




7- Lê, mas não entende 


Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Contar e explicar uma piada
• Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
• O aluno contará a história de um livro sem palavras


8- Não se expressa bem oralmente 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Contar e explicar uma piada
• Desenhar, mostrar e explicar seu desenho
• O aluno contará a história de um livro sem palavras
• Hora da conversa ou da novidade 
• O aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias 
• O prof. nunca deve repreender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente 


9- Não consegue estruturar textos 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Ter contato e identificar diferentes tipos de textos 


10 -Não tem seqüência lógica de idéias 
Atividades a serem aplicadas a esse ipo de dificuldade:
• Ordenar seqüências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história
• O professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem
• Produção de texto em grupo
11 -
Não se concentra 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Hora do jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas, etc.)
• Ditado relâmpago (o prof. mostra uma figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu)
• O prof. contará uma história fazendo o entendimento do texto. Contará a mesma história no dia seguinte modificando os detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
12- 
Recusa-se a fazer as atividades Este aluno é provável vítima de negligência familiar, sem hábitos de estudo ou quer chamar a atenção.
Neste caso, o professor pode:
• Analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras
• Elogiar quando fizer as atividades
• Tentar descobrir se está com algum problema, aconselhar, conversar francamente
• Tentar convencer amigavelmente
• Exercer autoridade
• Ser um verdadeiro general algumas vezes
13- 
Não reconhece os números. Não associa o numeral à quantidade 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Bingo
• Dominó
• Material Dourado
• Ábaco

14- Não faz a seqüência numérica 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Tabuleiro
• Bingo com falta de números
• Pular corda com cantiga que tenha seqüências (Com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3, ... Pares e Ímpares, 5 em 5, etc.
 
15- Não abstrai operações matemáticas 
Atividades a serem aplicadas a esse tipo de dificuldade:
• Boliche (soma ou subtração)
• Dominó
• Brincar de feira, supermercado, de comprar e vender