segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?



A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, no seu desenvolvimento.
Dedica-se ao estudo do processo de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais.
Sua atuação pode estar presente tanto no processo natural do aprendizado (prevenção e estimulação), como na percepção de dificuldades (diagnóstico), no planejamento em  instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica). 

PORQUE É DIFÍCIL PARA A CRIANÇA APRENDER?
 As crianças com dificuldades  vivem um baixo rendimento e seu aproveitamento permanece abaixo do esperado.
Dificuldades de aprendizagem refere-se a um ou mais déficits significativos nos processos de aprendizagem essenciais e que requerem técnicas de educação diferenciada para remediação.
Dificuldades específicas podem ser percebidas no atraso do processo de aquisição das habilidades cognitivas, sócio-emocional, psiconeurológicas, como:

  • Comprometimento em uma ou mais  áreas, tais como FALA, A LEITURA, LINGUAGEM ESCRITA ,MATEMATICA E ORIENTAÇÃO ESPACIAL.
  • Bem como, deficiências sensórias, motrizes, intelectuais ou emocionais, ou ausência de oportunidades de aprender podem gerar dificuldades na aquisição da linguagem escrita e raciocínio lógico
HÁ RECURSOS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM?
Existem trabalhos de intervenção e podem ser realizados com um individuo ou em grupo com defasagens ou dificuldades de aprendizagem e as ações para sua correção originam de análises realizadas de modo sistemático e estruturado em diagnóstico.
Depois das evidências observadas, utilizaremos metodologias multissensoriais: Programa de intervenção cognitiva (PEI-básico,1,2), Panlexia, Métodos das boquinhas, Jogos simbólicos, jogos de exercícios e jogos de regras.
Para   efetiva reabilitação é necessário investir em formação de compromisso e disciplina.


REABILITAÇÃO COGNITIVA, REEDUCAÇÃO         LEITORA E ALFABETIZAÇÃO.
Dificuldades lógico matemáticas, leitura, escrita podem estar acompanhadas de  déficits na realização de atividades como:

  • Reconhecer símbolos
  • Discriminação  Visual e Auditiva
  • Grafomotoras
  • Conduta exploratória
  • Compreensão de informações ou ordens
  • Formação de conceitos
  • Raciocínio e Resolução de problemas
  • Memória, Auditiva, Tátil, Visual
  • Percepção Auditiva, Tátil, Visual e Psicomotora.
  • Concentração e Atenção
  • Classificação e Seriação
  • Estruturação espacial e temporal
  • Análise e Síntese
Podendo ainda apresentar:
  • Auto-estima baixa.
  • Isolamento
  • Agressividade.
  • Agitação em excesso ou lentidão.
  • Baixo limiar à frustração e situações de fracasso.
  • Fobia Escolar
  • Baixo rendimento escolar.
  • Dificuldades para planejar movimentos e sequenciar tarefas.

Muitas vezes o caráter da  dificuldades de aprendizagem faz com que o desempenho escolar seja considerado um fracasso, levando-nos a crer que a pessoa pode estar sem um atendimento adequado para o desenvolvimento de suas habilidades ou competências.
Dentro da Psicopedagogia podemos contar com varias áreas de atendimento, como a Psicopedagogia musical, que trabalha para o desenvolvimento criativo da criança, nas situações de aprendizagem e no resgate da saúde, pois ela movimenta e mobiliza, contribuindo para a sua formação na aprendizagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário