sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Preensão do lápis,Coordenação visomotora e espacial,lateralidade e direcionalidade para Escrita


Para que a criança adquira os mecanismos da escrita, além da necessidade de saber orientar-se no espaço(motricidade ampla), deve ter consciência de seus membro(esquema corporal e imagem corporal), da mobilização dos membros,independentemente, o braço em relação ao ombro, a mão em relação ao braço e ter a capacidade de individualizar os dedos (motricidade fina) para pegar o lápis ou a caneta e riscar, traçar,escrever, desenhar o que quiser.

Existem exercícios para minimizar essas dificuldades ou se necessário uma avaliação com profissional especializado Terapia Ocupacional.

O professor precisa iniciar com aqueles que visam exercitar os grandes músculos e,posteriormente, trabalhar com os pequenos músculos, seja na educação infantil,seja no ensino fundamental.

Preensão do lápis

Dificuldades de preensão do lápis tornou mais evidente nos anos primários com o aumento da demanda da escrita, no entanto,algumas crianças podem desenvolver mais cedo pré-escola e outras podem apresentar um certa dificuldade motricidade fina.As crianças geralmente começam a se desenvolver aderência em torno da idade de dois anos.

ESCALA DE PREENSÃO DE LÁPIS E GIZ DE CERA EM ORDEM DESENVOLVIMENTO

1-PREENSÃO PRIMITIVA

Preensão Palmar supinada(o traçado é feito com movimentação de braço)em torno uma ano a uma ano e meio

Preensão com os dedos extendidos pronada(traçado é feito com movimentação de braço)o braço não fica apoiado na mesa.em torno uma ano e meio a dois anos

2-PREENSÃO DE TRANSIÇÃO

Preensão quatro dedos(movimentos de punho e dedos)e o antebraço apoia na mesa.em torno dois anos a três anos

3-PREENSÃO MADURA

Preensão tripé dinâmica(movimentos localizados 3 dedos(dedo médio,polegar e indicador)O antebraço fica apoiado na mesa.em torno três a quatro anos.


Alguns problemas podem ser observados pelos os professores ou profissionais da área da Terapia Ocupacional.
Lembre-se, preensão do lápis é um elemento importante para escrita.

Dificuldades de escrita pode causar baixa auto-estima,baixa motivação para o trabalho de classe e de casa, e frustração.Os problemas de escrita incluem:

-Lentidão de movimentos na realização de tarefas de escrita
-Pouca graduação na força na escrita Ex:quebra a ponta do lápis
-Pobre espaçamento e organização por escrito
-dificuldade no sentido correto da escrita e números
-Dor nos dedos, punho e antebraço
-Postura sentada inadequada para escrita
-rigidez no traçado –o aluno pressiona demasiado o lápis contra o papel;
-relaxamento gráfico –o aluno pressiona debilmente o lápis contra o papel;
-impulsividade e instabilidade no traçado(o aluno demonstra descontrole no gesto gráfico; o traçado é impulsivo com a escrita irregular e instável)
-lentidão no traçado –o aluno demonstra um traçado lento,tornando um grande esforço de aplicação e controle.
-Dificuldades relativas ao espaçamento
(o aluno deixa espaço irregular(pequeno ou grande demais)entre letras,palavras; não respeita margens.
-Dificuldades relativas à uniformidade
(o aluno escreve com letras grandes demais ou pequenas demais ou mistura ambas;mostra desproporção entre maiúsculas e minúsculas e entre as hastes;
-Dificuldades relativas à forma das letras,aos ligamentos e à inclinação –
o aluno apresenta deformação no traçado das letras
.

Quando encaminhar para Terapia Ocupacional?
Nosso trabalho na área da Terapia Ocupacional avalia a criança em relação as dificuldades de tonicidade, movimentos de ombro, braço, punho e dedos ,movimentação pinça fina, habilidade manipulação ,destreza manual ,preensão lápis, uso da tesoura, contole postural, lateralidade, praxia viso-motora e praxia viso-espacial para a formação de uma escrita correta e fluente.

1- Distúrbios na coordenação visomotora
A coordenação visomotora está presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo visual de forma adequada.

Ao traçar uma linha, por exemplo,a criança, ao mesmo tempo que segue,com os olhos, a ação de riscar, deve terem mira o alvo a atingir. Isso implica sempre ter atenção a algo imediatamente posterior à ação que está realizando no instante presente.

A criança com problemas de coordenação visomotora não consegue, por exemplo, traçar linhas com trajetórias predeterminadas,pois, apesar de todo o esforço,a mão não obedece ao trajeto previamente estabelecido.

Esses problemas repercutem negativamente nas aprendizagens, uma vez que para aprender e fixar a grafia é indispensável que a criança tenha conveniente coordenação olho/mão, da qual depende a destreza manual.Os esforços para focalização visual distraem a sua atenção e ela perde a continuidade do traçado das letras e suas associações.

2-Deficiência na organização espacial e temporal
Quando falamos em organização espacial e temporal nos referimos à orientação e à estrutura do espaço e do tempo:é o conhecimento e o domínio de direita/esquerda, frente/atrás/lado, alto/baixo, antes/depois/durante, ontem/hoje/amanhã, etc., que a criança deve ter desenvolvido para construir seu sistema de escrita. A criança com problemas de orientação e estruturação espacial, normalmente,apresenta dificuldades ao escrever,invertendo letras, combinações silábicas,sob o ponto de vista de localização,o que denota uma insuficiência da análise perceptiva dos diferentes elementos do grafismo. Ela não consegue,também, escrever obedecendo ao sentido correto de execução das letras, nem orientar-se no plano da folha, apresentando má utilização do papel e/ou escrevendo fora da linha. É natural, ainda,que encontre dificuldade na leitura e na compreensão de sentido de um texto, como decorrência da desorganização espacial e temporal.

3-Problemas de lateralidade e direcionalidade
Sabemos que os distúrbios de motricidade manifestam-se, principalmente,por meio dos gestos imprecisos,dos movimentos desordenados, da postura inadequada, da lentidão excessiva,etc. Entre as crianças com dificuldades motoras, muitas podem apresentar problemas relativos à lateralidade e que podem provocar ou ser provocados por perturbações do esquema corporal, pela má organização do espaço em relação ao próprio corpo.As perturbações da lateralidade podem apresentar-se de várias maneiras:

lateralidade indefinida –caracteriza-se pela não-definição da dominância, em especial, da mão direita ou esquerda. Nesse caso, a criança vive uma permanente incerteza quanto ao uso das mãos, tornando-se, por isso,confusa e pouco eficiente no desempenho das atividades motoras. Uma dominância não claramente definida pode ser, também, causa de certas dificuldades,como, por exemplo, inversão de letras na leitura e/ou na escrita, confusão de letras de grafismos (traçados)parecidos, mas com orientação espacial diferente.O que conhecemos como escrita espelhada também pode ser decorrência da lateralidade indefinida.

sinistrismo ou canhotismo – é a dominância do uso da mão esquerda.A eficiência da mão esquerda, nas crianças canhotas é inferior à da mãodireita nas destras, tanto pela velocidade quanto pela precisão, em geral. Podemosobservar que essas crianças,bem como as destras, podem apresentar,muitas vezes, problemas de orientação e estruturação espacial que tendem a acentuar-se com a idade, durante um certo período de seu desenvolvimento.Na verdade, um canhoto pode escrever com a mesma destreza e facilidadede um destro. Porém, para chegar aos mesmos resultados, a criança canhota deve percorrer uma série diferente de movimentos e de ajustamentos motores. Sua tendência natural e espontânea,no plano horizontal, é escrever da direita para a esquerda. É, pois,tarefa do professor auxiliá-la e incentivá-la para que ela possa,com a maior brevidade, encontrar seus padrões motores;

lateralidade cruzada – caracteriza-se pela dominância da mão direita em conexão com o olho esquerdo, por exemplo, ou da mão esquerda com o olho direito. Esse tipo de lateralidade heterogênea – olho/mão – tem sido pesquisado por muitos estudiosos do tema, que, apesar dos esforços, têm chegado a conclusões divergentes.Vários autores levantam a hipótese de que a lateralidade cruzada poderia ser,em certos casos, causa de desequilíbrios motores e outras perturbações,que dificultariam o aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita. Há diferentes pesquisas sobre o assunto e não há conclusões definitivas a respeito.

sinistrismo ou canhotismo contrariado – a dominância da mão esquerda contraposta ao uso forçado e imposto da mão direita pode comprometer a eficiência motora da criança, na orientação em relação ao próprio corpo e na estruturação espacial. Alguns autores admitem que, em determinados casos, a gagueira, por exemplo,seja conseqüência de sinistrismo contrariado e, no caso, aconselham que a criança volte a usar a mão dominante.


A letra cursiva exige maior esforço mental e físico da criança porque apresenta complexidade de movimentos.De preferência, o professor deve procurar realizar um atendimento individualizado,atento às dificuldades que poderão surgir, incentivando todos os alunos,para que se evitem sérios problemas posteriormente.

Com base nestas informações, o professor poderá fazer um diagnóstico das possíveis dificuldades de seus alunos, fazendo o registro de suas observações e encaminhar para uma avaliação com um profissional da área da Terapia Ocupacional Infantil.

Como ocorre o desenvolvimento da lateralidade?

A coordenação bilateral é importante para a lateralidade ser estabelecida.
As habilidades de coordenação bilateral começam a surgir na primeira infância.Os bebês usam as duas mãos, e se movem as mãos juntas para explorar ou tocar alguma coisa. Movendo as duas mãos ou ambas as pernas juntas, como isso é chamado de movimento simétrico.
(Se o seu bebê seis a nove meses não move as mãos juntas como este, e tende a deixar uma mão completamente. consulte o seu médico ou pediatra com urgência)
Alguns exemplos de movimentos simétricos que vemos nas crianças mais velhas são (bater palmas,pular.)
Enquanto o bebê cresce e se desenvolve, ele aprende a engatinhar, e, desta forma, ele aprende a usar cada lado do corpo de uma forma rítmica, primeiro um lado e depois o outro.Estes são movimentos recíprocos.
Uma parte importante do desenvolvimento de um bebê é a oportunidade para desenvolver a coordenação bilateral boa preparação para a lateralidade.
Conforme a criança cresce e se desenvolve, mais competências recíprocas, como caminhar, correr, escalar e andar de triciclo.Ambos os lados estão fazendo a mesma tarefa, de um lado ao mesmo tempo.Usando as mãos para puxar a corda é um bom exemplo de coordenação bilateral de reciprocidade das mãos.



Aos 2-3 anos,a maioria das crianças atingiram uma preferência manual e já desenvolveram esta habilidade para cruzar a linha média.

Cruzamento da linha média

Este termo é usado para descrever a ação que ocorre quando uma mão atravessa o centro do corpo para o outro lado, sem mudar o corpo inteiro. Aqueles que têm dificuldades com isso tendem a deslocar o corpo para o lado, ou fazer a atividade com a mão mais próxima do objeto, independentemente da dominância manual.

Cruzando a linha média significa que uma mão se move espontaneamente até o outro lado do corpo. Nesta foto, a criança apoia a mão esquerda e move a sua mão direita. Isso é chamado de cruzar a linha média. A criança tem uma boa dôminancia manual para lado direito(destro).



Antes de desenvolver esta habilidade de cruzar a linha média.
Você deve ter notado que o seu filho tende a usar a mão esquerda no lado esquerdo do corpo e a mão direita no lado direito do corpo.Então, se ele está construindo uma torre com blocos com todos os blocos na frente dele, ele vai pegar as peças do lado esquerdo com a mão esquerda, e as peças do lado direito com a mão direita.E enquanto desenhar ou colorir,ele pode mudar espontaneamente as mãos para colorir o outro lado. Isso é normal para as crianças pequenas(antes 2-3 anos).
No entanto,o desenvolvimento da criança correto da lateralidade cruzando a linha média é uma competência já estabelecida por volta 2-3 anos.
Isso significa que a criança precisa espontaneamente cruzar a linha média com ambas as mãos.
Isso permitirá que a mão dominante começa a praticar para se tornar hábil,veloz e precisa.
Se o seu filho evite cruzar a linha média, em seguida, usa ambas as mãos para escrever,desenhar,colorir,uso dos talheres. A lateralidade do seu filho pode ser aparentemente atrasado.

Como exercícios de ombro para as crianças podem melhorar escrita?

Como exercícios de ombro para as crianças servem para melhorar a força e a estabilidade dos músculos da cintura escapular.

Mas porque os músculos da cintura escapular é tão importante?

Quando os grandes músculos da cintura escapular trabalham em conjunto, eles fornecem estabilidade para os pequenos músculos da mão e do braço realizarem um maior mobilidade de forma eficaz.

Isso significa que seu filho pode aprender a cortar com tesoura e escrever sem se cansar. Outras tarefas motoras finas, como trabalhos artesanais, amarrar cadarços etc são também muito fáceis de realizarem quando os músculos da cintura escapular apresentarem uma boa estabilidade.

O meu filho tem pobre estabilidade do ombro?

-Será que a criança usa os movimentos do braço quando está colorindo ou desenhando (em vez da mão e movimentos dos dedos)?
-Como a criança escreve? ela usa movimento do braço e ombro(em vez dos movimentos dos dedos?)
-Será que a criança fica tensa até o pescoço e os ombros enquanto ela tenta recortar com uma tesoura ou usar uma faca e garfo?
Embora a criança tenta uma tarefa pela primeira vez,ela pode realizar alguns movimentos dos braços desajeitadamente ou de forma exagerada, mas com o seu desenvolvimento,a criança deverá relaxar o ombro e braço e iniciar uma maior mobilidade dos dedos.
Mas se a sua criança realiza alguma tarefa motora fina(como colorir,desenhar,escrever ou recortar)com a tensão nos ombros, então ela pode ter alguma dificuldade.

Se você responder sim a alguma destas perguntas, então o seu filho pode beneficiar de fazer esses exercícios para o ombro.

Divirta-se!

-Rastejar
Você precisa: um trecho de chão
Como fazê-lo:
Este é um grande obstáculo ou siga-meu-líder atividade (especialmente se um adulto está envolvido!) Pergunte ao seu filho deitar sobre sua barriga e depois avançar com os cotovelos para puxar-se junto. Fazê-lo debaixo de mesas e cadeiras é um grande incentivo, e como uma atividade ao ar livre.

O grande impulso
Você precisa: você e uma parede
Como fazê-lo:
Diga ao seu filho a parede está caindo, e pedir-lhe para empurrá-lo para mantê-lo. Certifique-se que ele tem apenas as suas mãos na parede (no ombro), e tentar manter os cotovelos ligeiramente dobrados.

Caranguejo
Você precisa: não há caranguejos! Apenas o seu filho e um trecho de chão.
Como fazê-lo:
Pergunte ao seu filho para chegar a esta posição (uma demonstração de um adulto é geralmente melhor, assim que começar a andar!). Peça à criança para andar para trás, como caranguejo, para um destino e voltar.

Andar com a bola na parede
Você precisa: uma bola de ginástica para adultos e uma parede lisa
Como fazê-lo:
Pedir ao seu filho para virar para a parede, e colocar as mãos sobre a bola.Usando as duas mãos juntas, mas que se deslocam-los em um movimento de andar.Ele deve "andar" a bola até a parede até o centro da bola é um pouco acima do nível do ombro.

Empurrar a cadeira para baixo
Você precisa: umacadeira de criança sem braços
Como fazê-lo:
Coloque suas mãos em cada lado de sua cadeira e empurrar para baixo. Mantenha por 5 segundos.Depois pedir para o seu filho para levantar os pés do chão e mantê-los fora, enquanto a elevar sua parte inferior,e segure por 5 segundos. Um ótimo exercício para fazer antes de escrever.

Apertar as mãos
Você precisa: Apenas suas mãos
Como fazê-lo:
Um exercício de ombro grande para as crianças para a prática antes de iniciar uma tarefa de escrita.Peça ao seu filho para você copiar como você demonstrar: coloque as palmas das mãos, com cotovelos e antebraços na horizontal como na foto.

No parque

Exercícios para os ombros para as crianças devem ser sempre divertido, e que melhor lugar para se divertir do que um parque!
Incentive seu filho a se levantar em uma corda ou em uma rampa
Todos os escalada é ótimo para fortalecer os músculos da parte superior do corpo.

Como ensinar amarrar o sapato


Amarrar os sapatos-5 para 6 anos
A criança já desenvolveu habilidade motora fina e coordenação. Deixar o laço malfeito não significa nenhum problema de coordenação.
Algumas crianças apresentam bastante dificuldade em aprender a amarrar os sapatos. Esta atividade de vida diária exige boa habilidade bimanual,percepção visual,noção espacial e sequênciação.

Dicas para ensinar amarrar o sapato
-treinar o manuseio com os cadarços(alinhavo)
-treinar com sapato fora do pé
-uso de cadarços de cores diferentes
-ensinar através de desenhos
-Repetição.Repetição.Repetição.
Tentativas e erros estão no processo aprendizagem.
- Conheça também o Yan’s Shoelace Site, especializado em cadarços: todo tipo de amarrações.

Brincadeiras de Imitação para crianças Autistas

- Em todas as brincadeiras, os olhos do adulto deverão estar no mesmo nível do olhar da criança. 
- “Vou pegar nome da criança”(frases curtas e simples) - brincar de “pegar”, fazer cócegas, abraçar. Repetir várias vezes e parar. Se a criança , de alguma forma, pedir que o adulto repita a brincadeira, o adulto deve repetir. 
- Soprar bolas de sabão ,balão
- Pião – demonstrar para a criança, repetir, parar, esperar que ela peça por mais. No início, aceitar qualquer tentativa de comunicação. 
- Brinquedos com sons / luzes – deixar a criança explorar, depois brincar com ela, em turnos. 
- Fantoches de animais – o adulto deve fazer uma voz diferente; imitar o som do animal; dizer o nome do animal. O fantoche beija a criança, abraça, se esconde, dá tchau, bate palmas. 
- Músicas - aproveitar o interesse da criança e dançar com ela, segurando suas mãos, pulando, balançando
( se a criança mais tarde imitar os seus, ótimo !). 
- Bola – jogar ou rolar para a criança e ensiná-la a jogar/ rolar a bola de volta (talvez sejam necessários dois adultos) . Quando ela souber jogar para outra pessoa, jogar outros brinquedos, como carrinhos. 
- Livro - mostrar figuras , apontando para a figura e para a criança, sucessivamente. 
- Surpresa! – coloque vários objetos/ brinquedos num saco e ao retirá-los, exagere a surpresa. Quando a criança se interessar, ela e o adulto retiram em turnos. 
- Surpresa! 2 - esconda objetos/brinquedos pela casa e procure-os com a criança. Quando encontrá-los, exagere a surpresa. 
- Imitar a criança em brincadeiras menos óbvias ( aqui também são necessários dois objetos ) : falar ao telefone, colocar o boné, colocar um objeto na cabeça, pentear o cabelo, brincar de “comidinha”etc. 
- Brincar com bonecos – dar comida, banho, pentear, colocar para dormir, sentar na cadeira, entrar na casa, sair etc.

Fonte: Monica Accioly – Mão Amiga

Atividades para aprender os Números


Aprender a escrever os números podem ser frustrantes para algumas crianças.


Sugestões de atividades lúdicas que ajudam a construir as habilidades motoras finas de uma forma divertida descontraída.

-Para fazer o seu próprio saco de tinta escrita, coloque um pouco pintura a dedo em um saco resistente ziploc com fita adesiva na parte de cima.Pode escrever com o dedinho ou cotonete.


-Massinha,palito de picolé,tampinhas,moedas,bolinhas de gude ou algodão




-Brinquedos pedagógicos

Atividades de Vida Diária-Vestuário



Escala Desenvolvimento Atividades de Vida Diária-Vestuário

-tira a meia-18 meses
-tira o sapato-2 anos
-tira a calça(necessita de ajuda para passar nos quadris)-2 anos
-desabotoa os botões médios da camisa-3 anos
-desamarra o laço-3 anos
-tira a roupa sem fechos-3 anos
-veste cueca /calças-3 anos
-veste meias-4 anos
-abotoa botões grandes de camisa-4 anos
-enfia laço no sapato-4 anos
-veste-se e despe-se com ajuda-4 anos
-abotoa botões tamanho médio-5 anos
-veste-se,exceto pequenas abotoações-5 anos
-amarra sapatos-6 anos
-abotoa botões pequenso-6 anos

Atividades de Vida Diária-Higiene



Escala de Desenvolvimento Atividades Vida Diária-Higiene

-controle esfincter diurno-2 anos
-lava e enxuga partes da mão-2 anos
-pede para ir ao banheiro-2 anos
-lava e enxuga as mãos-3 anos
-controle esfincter noturno-3 anos
-escova os dentes-4 anos
-lava e enxuga o rosto-4 anos
-penteia e escova os cabelos-6 anos
-limpa o nariz-6 anos

Atividades de Vida Diária-Alimentação

Escala Desenvolvimento da Atividade de Vida Diária

-segura a mamadeira com duas mãos-24 semanas
-bebe num copo com ajuda-28 semanas
-usa os dedos para alimentar-se-9 meses
-bebe num copo sem ajuda-18 meses
-segura a colher-12 meses
-mastiga sozinho-12 meses
-enche a colher com alimento-18 meses
-levanta o copo e bebe bem-18 meses
-segura o copo com uma mão-2 anos
-desembrulha a bala-2 anos
-alimenta-se com colher sozinho-2 anos
-precisa-se um pouco de ajuda na alimentação-brinca-2 anos
-alimenta-se sozinho-3 anos
-derrama água de jarra para o copo-3 anos
-interressa-se em preparar a mesa-3 anos
-levanta-se da mesa com frequência-3 anos
alimenta-se com garfo-4 anos
-bebe pelo canudo-4 anos
-fala e come/quase nunca se levanta da mesa-4 anos
-come rapidamente-5 anos
-usa a faca para cortar alimento-6 anos

Apraxia

A apraxia é uma desordem neurológica que se caracteriza por provocar uma perda da habilidade para executar movimentos e gestos precisos, apesar do paciente ter a vontade e a habilidade física para os executar a tarefa. Apraxia é o prejuízo na capacidade de executar atividades motoras, apesar de as capacidades motoras, função sensorial e compreensão estarem intactas para a tarefa exigida.

Na realidade Apraxia é a perda da capacidade de executar eficientemente a intenção para um ato para um determinado fim, mas não há comprometimento anatômico das estruturas cerebrais envolvidas na execussão desse ato (seja ele da musculatura voluntária, da fala, da mímica, etc).
 Eles apresentam prejuízo em sua capacidade de demonstrar com mímica o uso de objetos (por ex., pentear os cabelos) ou de executar atos motores conhecidos (por ex., acenar dizendo adeus).
A apraxia pode contribuir para déficits nos atos de cozinhar, vestir-se e desenhar. As perturbações na habilidade motora podem ser testadas pedindo que o indivíduo execute funções motoras.
Praxis é quando você pensa,eu quero colocar a minha calça,então o seu cérebro diz aos seus músculos quais medidas que precisam para realizar esta tarefa.
Quando você tem apraxia, você tem dificuldade do seu cérebro realizar o comando os seus músculos para realização da tarefa.
O termo pode ser usado para outras tarefas relacionadas, como, apraxia na fala, apraxia oral e apraxia para vestir.
Dicas de atividades para trabalhar o planejamento motor:

objetivo do jogo de balão é manter no ar e não deixar cair no chão.Pode jogar na postura sentada ou em pé

o objetivo do jogo de bola é jogar a bola sobre a mesa e pegar bola dentro do copo sem deixar cair no chão.Esta atividade trabalha acompanhamento visual enquanto observa a bola em sua direção e também controle motor e velocidade motora.


o objetivo do jogo de dominó é alinhar em fileira corretamente e depois derrubá-los.Exige uma precisão motora e boa habilidade perceptiva visual.

o objetivo do jogo saco espionagem-colocar pequenos objetos e cereais e selado com fita adesiva.A criança,então tem que se deslocar as peças dentro do saco e encontrar todos os objetos através desta pequena janela.


o jogo Twister é uma atividade ótima para trabalhar planejamento motor e habilidades motoras grossas.

Alguns problemas comuns na Escrita



Déficits de Percepção Visual- Crianças com problemas de percepção visual podem ter um histórico de problemas de leitura por causa da dificuldade reconhecimento e discriminação formas, letras e números.Por exemplo,se uma criança não consegue  discriminar com precisão visualmente a letra b da letra d ou dificuldade perceber as semelhanças e diferenças visualmente na grafia.Eles podem ter dificuldade com a formação de letras precisas e a legibilidade de escrita pode ser precária. Por exemplo, eles podem escrever a letra mas não conseguem perceber visualmente o erro durante a atividade de escrever. Quando os déficits em habilidades percepção visual são suspeitos, eles podem ser facilmente identificadas por testes padronizados ou informais.
Déficits em Planejamento e Execução Motor.  pobre planejamento motor e execução é referido como dispraxia. A  definição  dispraxia "incapacidade de aprender ou realizar movimentos voluntários esperada para a idade e / ou de inteligência verbal".
Segundo Ayres, dispraxia é geralmente visto como um problema de saída porque o componente motor é mais observável do que o componente sensorial. No entanto, em sua opinião, dispraxia é a incapacidade de integrar as informações sensoriais e motoras, ao invés de produção apenas motora.

Déficits de Coordenação Viso-motora -Pobre integração viso-motora podem levar a problemas com as atividades motoras finas que dependem fortemente de feedback visual. Estes incluem encaixe, empilhar, enfiar uma agulha, desenhar, pintar, colorir, escrever e recortar. 

A escrita manual é habilidade perceptivo-motora complexa que depende da maturação e integração de uma série de habilidades cognitivas, motoras e perceptivas. A criança com déficits percepção visual, planejamento e execução motora ou coordenação viso-motora deve ser encaminhado para uma avaliação com um profissional especializado.

Alunos com letra ilegível e lentidão dos movimentos para Escrita

A letra ilegível é um obstáculo para a leitura!

Primeiramente é necessário que o professor entenda que não há como fazer equiparações entre “letra bonita” e “letra feia” com letra legível e letra ilegível, pois são totalmente diferentes.

Fatores  importantes para preparação da escrita:
-Tonicidade
-Sensorial(tátil e proprioceptivo)
-Lateralidade definida(Destro ou canhoto)
-Coordenação motora grossa e fina
-Postura
-Equilibrio estático e dinâmico
-Fortalecimento muscular grandes músculos(cintura escapular) pequenos músculos indo até ao movimento pinça(indicador e polegar)
-Mobilidade dos dedos polegar,indicador e estabilidade nos outros dedos
-preensão do lápis/caneta deve ser segurado com os dois dedos (polegar e indicador) e apoiado no dedo médio

- Para que os traços se tornem letras legíveis exige muito esforço por parte do aluno. Geralmente, essa adaptação da letra acontece no período da alfabetização e pode ter como consequência a continuação do problema com o passar dos anos.

- A melhor forma para melhorar a letra ilegível é treinar, seja no caderno de caligrafia ou na reescrita de um texto ou
-Encaminhar para uma avaliação com  profissional especializado (Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia ou psicopedagogia)
-O professor nunca deve deixar de escrever de maneira legível, seja no quadro, no caderno ou na agenda do aluno, pois isso é um bom exemplo.
- Uma boa opção é solicitar ao aluno que escreva mais lentamente, observando os contornos, pois a rapidez pode prejudicar os contornos e, consequentemente, o entendimento do leitor.


Muitos professores, cansados de se esforçar para entender a letra de alguns alunos, sobretudo a cursiva, acabam por pedir que a turma escreva com letra de fôrma.
 
- O problema da falta de legibilidade pode começar a ser atacado já no fim do 1º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, vários alunos já são alfabéticos e podem aprender a escrever com a letra de mão, com a qual não estão familiarizados. Um dos caminhos é começar pela escrita do nome e do sobrenome do aluno. Vale organizar também atividades que envolvam a redação de cartas, afinal escrevê-las pressupõe a existência de um leitor que deverá entender o texto.


O importante nesse aprendizado, que segue pelo 3º e 4º ano, não é só a conquista de uma letra legível mas também a aquisição de rapidez na escrita. O objetivo - e isso deve ser exposto aos pequenos - é aprender outra forma de escrever para ganhar agilidade nas anotações.As mal traçadas linhas podem ser legíveis, ou seja, “letra feia” não é sinônimo de ilegível.


Outra sugestão é usufruir de temas que incentivem o aluno a escrever. Se o mesmo já souber a diferença entre letra cursiva e letra de fôrma e optar por esta última, permita, pois o que vale é a comunicação. Caso o aluno tenha mais facilidade com a letra cursiva, consinta da mesma maneira.

Para se ter uma letra legível, com traços harmônicos, tudo é uma questão de treino!

Em vestibulares e concursos não é cobrado a “letra bonita”, mas sim legível, se der para entender tudo bem!

No entanto, um texto manuscrito é muito mais prazeroso de se ler quando possui uma letra legível, direcionalidade e cada traçado coordenado e preciso.

Adaptações para Lápis