segunda-feira, 9 de julho de 2012

Valores - Identidade

Estou postando mais algumas ideias para o projeto Valores, tema deste bimestre "Identidade e Convivência"
Aproveitei para trabalhar o corpo da criança, suas características, suas limitações, etc. algumas atividades físicas e motoras, o saber perder e ganhar, a importância do exercício físico e da higiene diária. De dois em dois uma criança desenhou a outra no chão do pátio com giz.
- Também trabalhei as preferências de cada um, abaixo está uma atividade para trabalhar as preferencias dos alunos em relação aos amigos, as brincadeiras, etc.
Gosto muito desta atividade, é sempre bom a criança pensar sobre ela mesma, se descobrir, depois é interessante fazer uma roda de ideias para discussão.


Valores "Identidade e Convivência"


Estou trabalhando Identidade com os meus alunos, neste 1o bimestre o tema central é IDENTIDADE E CONVIVÊNCIA 
Já conversamos sobre as regras de convivência, fizemos um cartaz com o Estatuto da Sala, com regras que eles elaboraram. É importante neste momento questionar o porque da regra e evitar colocar o NÃO na regra. Ex.: Não pode gritar na sala - ao invés desta regra trocar por _ Evitar gritar na sala, ou, Fale sempre baixo com as pessoas.
Você pode também estabelecer "multas" para cada regra. Ex.: correu, volta e vem andando, riscou a mesa pega um pano e limpa, Não ficou quieto na fila vai ser o último da fila, etc, essas multas podem e devem ser elaboradas pelas crianças, de preferência que elas sejam de acordo com as regras.

- A pedidos de alguns aqui está a letra da música "Palavras Mágicas"
PALAVRAS MÁGICAS
Eliana
Algumas palavrinhas são mágicas
Que ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigada, com licença
Tudo bem, pode passar,
Eu te amo vem brincar comigo vamos lá meu amigo
Aquele abraço.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
A benção mãe, a benção pai.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Viver assim é bom demais.
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim,
Tem o poder maior de abracadabra
E de salabim, asssim, assim.
SUGESTÕES
1- O que você entendeu da música?
2- Escreva seis palavras mágicas nas nuvens abaixo: (Fazer 6 nuvens)

* Por que chamamos estas palavras de “palavras mágicas”?
3- Por que é importante usar as palavras mágicas?
4- Desenhe uma situação em que você diz uma palavra mágica para alguém:
5-Cite algumas situações que é importante usarmos as palavras mágicas?
* Representar na sala algumas situações que usamos as palavras mágicas.

CONHECENDO-SE 
- Hoje eu trabalhei Identidade, as crianças se olharam no espelho, fizemos uma rodinha e cada uma falou uma característica que tinha, colei no quadro várias fichas com palavras do tipo:

ALEGRE PESSIMISTA HUMILDE LEGAL BRINCALHÃO

TÍMIDO MEIGO INVEJOSO MALCRIADO CALMO

NERVOSO CARINHOSO SÉRIO MEDROSO COMPANHEIRO

- Pedi que cada criança, uma a uma retirasse uma ficha do quadro e dissesse porque escolheu a ficha.
Cada criança respondeu no livrinho as seguintes questões
Eu sou ____________________________________
Eu não sou _____________________________________
Eu gostaria de ser _______________________________
Gostaria de não ser _______________________________

- Cada criança fez o seu autorretrato (agora se escreve assim né?!), representando ao máximo as suas características, brinco, cor dos olhos, óculos, etc...
Foi uma aula muito prazerosa.  Cantamos a música da Eliana Palavras Mágicas, cada criança ilustrou uma situação em que usamos as palavras mágicas.
Veja abaixo o vídeo desta música.

 

Fizemos uma brincadeira que foi assim:
Faz uma roda, escolhe uma criança para ficar do lado de fora da roda, ela tem que tentar entrar na roda. Antes da brincadeira começar você pede para que a criança saia da sala e conversa com a turma para que ninguém deixe a outra criança entrar, só se ela falar a palavra mágica "Por favor". Chama a criança e começa a brincadeira, a criança escolhida normalmente vai empurrar, tentar passar por baixo da perna, mas não vai conseguir. Eu escolhi 3 crianças, nenhuma das três conseguiu, depois de muito tentar, uma delas falou brincando, baixinho, para uma coleguinha, "Ah, deixa eu entrar Bianca, por favor..." e aí ela deixou, foi uma surpresa, aí as outras duas descobriram o segredo e conseguiram entrar.

Professor, a boa convivência é essencial numa sala de aula, ela diminui os atritos, aumenta o coleguismo e a cooperação, cria um clima saudável e prazeroso na sala, aproveite este início de ano para fazer isto, resolver os impasses e trabalhar este tema tão importante que é a convivência. Depois eu postarei mais atividades com este tema. Beijos.

Sugestões de atividades para o projeto Valores


Trouxe mais sugestões para trabalhar com o projeto de valores.
Aqui estão algumas dinâmicas para trabalhar durante o ano.
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DINÂMICAS
Recreio com cores – a docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção dealguns valores.
Correio da Amizade – Sortear entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências de cada um!
  • Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
  • Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos – nos murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) / "Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as normas de atitudesentre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo. Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram as regras.
Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:
HOJE ESTOU ASSIM...
(A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)
PORQUE... (os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres, tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...
VOCÊ MORA NO MEU...
( colar um coração de papel colorido)
Cada criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)
ALFABETO DA AMIZADE:
– AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
– COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas

Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)
A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
(Desenhar ou colar uma estrela)
(Após o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
Emocionômetro – É um quadro de pregas com quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções). Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.
A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.
Espero que gostem destas sugestões.

Projeto anual de Valores



PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ-construindo Valores”
Elaborado por Morgana S. Portugal
1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” 
(p. 32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Mas estes problemas também estão no interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra roupagem, mas existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas de rede pública e privada devem levar a sério a sua missão de partícipe na construção da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.

2- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.

3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: 1o e 2o bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens, fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
· Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações. Excursão ao asilo, Peti, Casa de Passagem, etc.
· Produção de texto, Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Maquetes dos lugares visitados
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas com especialistas
· Amigo Anjo, correio elegante
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
3.2- TEMA CENTRAL: Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ? Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:

Agosto: Destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo

Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz

Outubro: As crianças (diferentes realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e culminância

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de panfletos
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido
· Júri simulado sobre os temas propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais).
· Visitas (PETI, creche, Lixão)
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios

5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo

6- CULMINÂNCIA
No final do ano haverá uma festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados no projeto.
Haverá também a gravação de um CD com as músicas do projeto.

7-AVALIAÇÃO
Após cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Depois do debate cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.

Valores


Nome: ____________________________ Data: ___/___/___
CONHECENDO-SE
Leia as palavras abaixo, reflita e depois responda:
PESSIMISTA MEIGO BRINCALHÃO SÉRIO
COMPANHEIRO INVEJOSO CORAJOSO FELIZ
CONFUSO RECLAMADOR CHATO NERVOSO
CARINHOSO HUMILDE SONHADOR CALMO
MEDROSO ALEGRE MALCRIADO AMIGO
* Eu sou: _____________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Eu não sou: __________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Eu gostaria de ser mais _________________________
______________________________________________
* Gostaria de não ser ____________________________
______________________________________________
* Faça no seu caderno o seu auto-retrato.


Nome: ____________________________ Data: ___/___/___

FÁBULA DA CONVIVÊNCIA

Durante uma era glacial, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem as condições do clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver começou a se unir, a juntar-se mais e mais.
Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte.
E afastaram-se feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito...
Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco com jeito, precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos.
Assim suportam-se resistindo à longa era glacial.
* Escreva o que você entendeu do texto.

Nome: ____________________________ Data: ___/___/___

REGRAS DE CONVIVÊNCIA
Hoje discutimos na sala sobre a importância das regras na nossa vida para que haja uma boa convivência. As regras existem em toda a sociedade e são necessárias para a sua organização. Na escola também temos regras. Pense sobre isso e escreva nas linhas abaixo 6 regras que você julga importante na escola.
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* Agora ilustre 2 destas regras em seu caderno: 

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