quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE INCLUSÃO


O QUE É SALA DE RECURSOS?
R: É o direito dos alunos e dever da escola.
QUAL O OBJETIVO DA SALA DE RECURSOS?
R: È ajudar o aluno na superação de suas dificuldades básicas de aprendizagem.


Direito esse assegurado na LDBEN . Lei n.º 9394/96, no parecer do CNE/CEB n.º 2 de 11 de setembro de 2001 e na Lei n.º 10436/02 e no decreto n.º 5621 de 22 de dezembro de 2005. Para atender alunos conforme cronograma por faixa etária ou dificuldade de aprendizagem e ou alunos com altas habilidades/ superdotação, dislexia, hiperatividade, déficit de atenção ou outras NEE.
O AEE( atendimento Educacional Especializado, tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas á escolarização. Esse atendimento COMPLEMENTA nos casos de(déficit e TDG) e ou SUPLEMENTA nos casos de ( altas habilidades/ superdotação) a formação dos alunos com vista à autonomia e independência na escola e fora dela.
Os alunos são matriculados na SALA DE RECURSOS para serem beneficiados por estratégias e atividades diversificadas, criteriosamente elaboradas pelo professor. A inscrição nesta sala estará sempre embasada numa avaliação pedagógica que deve envolver toda equipe ESCOLAR( Artigo 3º da RESOLUÇÃO.

PORQUE DECORAR A SALA DE RECURSOS?
R: Para ser um ambiente mais agradável e acolhedor
PORQUE NA SALA DE RECURSOS O ALUNO FAZ E NA SALA COMUM NÃO?
R: Porque na sala de recursos respeita-se o ritmo do aluno.

 QUAIS OS PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE DEVERÃO SER RESPEITADOS PELO PROFESSOR?
- Todo ser humano necessita aceitação;
-A redução de ansiedade é indispensável para a superação da dificuldade;
-As experiências gratificantes estimulam o desejo de prosseguir e a busca da auto- realização;
- Acreditar na potencialidade do aluno;
- Prever as ações e os acontecimentos, estruturar o uso do tempo, do espaço, dos materiais e a realização das atividades.


A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE RECURSOS
- Organizar os alunos por faixa etária, ou conforme necessidades pedagógicas semelhantes ( instrução04/04);
- Trabalho direto com o professor na sala de aula. Ser um consultor do professor do Ensino Regular, quando procurado;
-Ajudar o professor a responder com sucesso ás necessidades educativas dos seus alunos.
CONDIÇÕES FACILITADORAS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
-Aprendizagem ativa: oportunidade de realizar tarefas e de assumir projetos concretos; ensino que fomente a curiosidade e o gosto pela descoberta;
- Negociação de objetivos: importância de o aluno assumir um papel ativo na própria aprendizagem, baseados no estabelecimento de contratos e compromissos;
-Avaliação contínua: necessidade do professor e alunos refletirem sobre seu próprio processo de aprendizagem e de avaliarem a cada passo o resultado do trabalho realizado;
-Demonstração prática e feedback: utilização de modelos práticos e de comentários sobre o trabalho realizado pelos alunos;
- aprendizagem cooperativa: colaboração do aluno mostrando seu ponto forte, ajudando o outro. Distribuir tarefas, dialogar, fazer reflexão sobre a forma de escrever, tomar consciência do erro e corrigi-lo. Observar as convenções ortográficas;
 
- Orientar o processo de tomada de decisões sobre o tipo de respostas educativas que o aluno necessita para favorecer seu desenvolvimento pessoal.
POR :LUCILENE GONÇALVES

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