quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AVALIAÇÃO DE ENCAMINHAMENTO DOS ALUNOS PARA SALA DE RECURSOS – DM

OBJETIVO


      Sala de recursos é a implementação de serviços de apoio pedagógico especializado (SAPEs) e tem por objetivo melhorar a qualidade na oferta da educação especial da rede estadual, mediante uma reorganização que favoreça a adoção de “novas metodologias”, nas classes especiais bem como a inclusão gradativa do alunado em classes comuns do ensino regular.


 


Resolução SE 11, de 31Jan-2008


Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas

Atendimento escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.(n.e.e)


o     Preferencialmente, em classes comuns da rede regular de ensino, com apoio de serviços especializados organizados

o     Adoção de projetos pedagógicos e metodologias de trabalho inovadores

Alunos com necessidades educacionais especiais

o     Alunos com deficiência física, mental, sensorial e múltipla

o     Alunos com altas habilidades, superdotação e grande facilidade de aprendizagem

o     Alunos com transtornos invasivos de desenvolvimento

o     Alunos com outras dificuldades ou limitações acentuadas no processo de desenvolvimento

Ingressantes na 1ª série ou transferidos para qualquer série 

o    Classes comuns do ensino regular

o    Encaminhamento para SAPEs em Sala de Recursos, somente após avaliação pedagógica.

 



Atendimento

o     Orientado por avaliação pedagógica realizada pela equipe da escola, formada pelo Diretor, Professor Coordenador e Professor da sala comum

o     Apoio de professor especializado da Diretoria de Ensino e de profissionais da área da saúde

 

 

Conselhos de Classe/Ciclo/Série/Termo, ao final de cada ano letivo:

o     Aprovar relatório circunstanciado de avaliação, elaborado por professor da área contendo parecer conclusivo sobre a situação escolar dos alunos atendidos pelos diferentes serviços de apoio especializado

o     Acompanhado das fichas de observação periódica e contínua, em conformidade com os Anexos I, II e III 



Alunos com severo grau de comprometimento

o     Necessidades de recursos e apoios que extrapolam comprovadamente as disponibilidades da escola

o     Encaminhar às instituições especializadas conveniadas com a Secretaria da Educação



Alunos com significativa defasagem idade/série e severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla


o      Não atingindo parâmetros para a conclusão do ensino fundamental:


Expedir declaração com terminalidade específica de determinada série, acompanhada de histórico escolar e da ficha de observação contendo, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando.


o Em casos plenamente justificados mediante relatório de avaliação pedagógica, com a participação e anuência da família, com parecer do Conselho de Classe e Série aprovado pelo Conselho de Escola e pelo Supervisor de Ensino.

Alunos com significativa defasagem idade/série e severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla


o      Articulação da escola com órgãos oficiais ou com Instituições parceiras do Poder Público para orientação às famílias para encaminhamento dos alunos a programas especiais voltados para o trabalho.



Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs)

o    Atendimento prestado por professor especializado, em sala de recursos específicos

o    Atendimento prestado por professor especializado, na forma de itinerância



Sala de Recursos

o     Turmas constituídas de 10 a 15 alunos

o     Desenvolvimento de atividades que não deverão ultrapassar a 2 aulas diárias

o     Comprovação de demanda avaliada pedagogicamente

o     Atendimento de alunos de qualquer série, etapa ou modalidade do ensino fundamental ou médio

o    Alunos cujo grau de desenvolvimento seja equivalente ao previsto para o Ciclo I

o    Atendimento a alunos de uma única área de necessidade educacional especial

 


Professor de Educação Especial

o     Atendimento prestado ao aluno

o     Participar da elaboração da proposta pedagógica

o     Elaborar plano de trabalho que contemple as especificidades da demanda existente

o     Integrar os conselhos de classes/ciclos/séries/termos e participar das HTPCs e/ou outras atividades coletivas programadas

Professor de Educação Especial

o    Orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos

o    Oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns

o    Fornecer orientações e prestar atendimento aos responsáveis pelos alunos bem como à comunidade


Relatório Pedagógico do professor da sala comum

o     As informações a seguir são de uso exclusivo para a montagem do relatório com os alunos com N.E.E., que necessitam de atendimento na sala de recursos, ou seja, um embasamento de fatores para facilitar o seu trabalho. Portanto nenhum   aluno será atendido sem o prévio relatório do professor da sala comum.

 



INFORMAÇÕES AO PROFESSOR DA SALA COMUM QUE ATENDE OS ALUNOS COM NEE

o      Diário com informações sobre atividades diferenciadas referentes ao aluno

o      Avaliação descritiva junto ao histórico do aluno

o      Relatório do professor por disciplina: Português, Matemática, Artes e Educação Física

o      Avaliar de acordo com a idade cronológica

o      O professor da Sala comum deverá dispor da sua metodologia sempre contextualizada

o      Organização de atitudes e limites dentro da conduta de trabalho do professor

o      Regras, jogos com o lúdico melhorando a sua organização

o      Entendimento da estrutura lingüística (vocabulário restrito), valorizando o desenvolvimento através das condutas. Estimular as atividades partindo do concreto

o      O aluno deve vivenciar todos os momentos da escola (contexto)

o      Professores da sala comuns com apoio da Sala de Recursos devem:

n      Subsidiar

n      Dar respaldo à equipe

o      Independente das deficiências, o aluno deve compreender as regras e limites

 

 


AVALIAÇÃO




A) - INTERAÇÃO AFETIVA, SOCIAL E FAMILIAR.


1) Histórico do aluno
-         Descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade)
-         Relacionamento com a família e grupos
-         Expectativas da família
-         Antecedentes de atendimento (caso já tenha freqüentado outra escola)
-         Antecedentes de atendimento de outra natureza (clínicos e terapêuticos)

2) Relacionamento do aluno na escola onde está matriculado
-         Com os professores e colegas

3) Relacionamento do aluno com o professor especialista

4) Relacionamento com seu grupo social


B) - SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO


-         Interesse
-         Atenção
-         Concentração
-         Execução da atividade
-         Resistência à fadiga
-         Pontualidade (freqüência do aluno)
-         Compreensão e atendimento a ordens
-         Desenvolvimento de habilidades de vida diária
-         Desenvolvimento de habilidades para a vida autônoma
-         Organização do material pessoal
-         Habilidade sensório-motora
-         Percepção e memória visual
-         Percepção e memória auditiva
-         Percepção de diferenças e semelhanças
-         Orientação temporal
-         Orientação espacial
-         Linguagem e comunicação oral
-         Linguagem e comunicação escrita
-         Raciocínio lógico-matemático
-         Expressão criativa
-         Conteúdos pedagógicos: referentes a leitura, escrita espontânea, base alfabética, interpretação de pequenos textos, percebendo qual a fase que o aluno se encontra


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