quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ALGUNS CONCEITOS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM



Parece que cada vez mais aprendemos. Se não tiver entendimento do que está acontecendo no mundo eu fico para trás.
Ver coisas diferentes fazendo curso. Quem muda são as pessoas, ser ousado( proposta para refletir)= mudança.

TEORIA SKINNER= QUANDO EU NÃO QUERO DETERMINADO COMPORTAMENTO EU NÃO REFORÇO.
Crianças que são chamadas atenção a todo momento perde o medo e o respeito( fica imune ao conhecimento).
  • Lei da repetição ( comportamentalismo) repetir para aprender
  • Lei do efeito- imitar para receber resposta agradável. Ex: ser educado cumprimentar, se responder continuará sendo educado, se não responder não será educado. Ficar sentado ouvindo (foi aprendido que é sinal de educação).


INÍCIO DOS ESTUDOS DE PIAGET
Todo molusco são seres fascinantes, só não foram extinguidos porque são inteligentes, fabricaram uma casca dura.
RUBENS ALVES


Específico do molusco= homem=corpo mole, indefeso, cheio de predadores  e sem garra.( é a necessidade de fazer o homem pensar.
PIAGET se ateve mais na construção= inteligência é uma função para desenvolver-mos inteligência.

06/02/04
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
Paulo Ross
Fundamentos Legais e filosóficos
Diferenças= divergências étnica e cultural
                     Biofisicosensorial.
Discriminação= dificuldade de aceitar as diferenças do outro.
LIBRA- SURDO
BRAILLE= CEGO
LINGUAGEM DE SINAL= CONVERSA DO SURDO.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
Adaptação do currículo= estipulo dentro do trabalho e representar o que significa ¼ com materiais concretos tridimensionais e não bidimensional.
Subdivido as tarefas para ser compreendido pelo aluno que tem dificuldade intelectual.


“PENSAR A INCLUSÃO É PENSAR A VIDA”.

1-     PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO= escola pesquisadora= escola inclusiva.
Pessoas que não tem deficiência, trabalhar para ocupar o tempo da pessoa que tem deficiência.
O QUE É ESCOLA INCLUSIVA?
É o processo de adaptação da escola, dos profissionais e do currículo em todos os seus graus.
As crianças aprendem muito rapidamente as linguagens de sinais.


CARACTERÍSTICAS
1-     DIRECIONAMENTO PARA COMUNIDADE
2-     LIDERANÇA DA ESCOLA
3-     ALTAS EXPECTATIVAS PARA POTENCIALIZAR O MÁXIMO
4-     COLABORAÇÃO E COOPERAÇÃO= formação de redes ou grupos de apoio para o aluno.
QUANDO TRABALHO COM CRIANÇAS QUE TEM DIFICULDADES DIFERENTES ESTOU INCLUINDO?
Sim se trabalhar as mesmas coisas, pois isto garante o princípio de interação com a ajuda dos outros alunos.( organizar alunos mediadores)


“AVALIAR O PROFESSOR PELO PROJETO QUE REALIZA”

ASPECTOS LEGAIS


CONSTITUIÇÃO DE 1988
a)      a educação pública ao acesso de todos= inclusão não é atuar unicamente com pessoas especiais.
b)      A educação especial e a inclusão na rede regular.
c)      Quando acreditamos mais na educação para todos com alfabetização em computadores, sala com menos alunos e infra-estrutura.


BUSCAR ALTERNATIVAS

Professor inclusivo estimula a autoconfiança do aluno.
Propõe desafios e mudanças.

LDB lei 9394/96.- haverá quando necessário o apoio especializado no ensino regular.
Propor que participem em conjunto sobre a prevenção, classificação, avaliação, encaminhamento e acompanhamento.

AUTONOMIA E INDEPENDENCIA NEM O PRESIDENTE TEM, TODOS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS.







 LEI 9045/95
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA CEGOS
Sobre trabalho, discriminação, negros, cegos, surdos, velhos, mulheres.
DECRETO 3256/ CARDOSO
Eliminar todas as formas de discriminação.

“CONHECER O MUNDO LEGAL DA INCLUSÃO É UM DEVER DE TODO PROFISSIONAL”

“SER ESPECIALISTA É ESTUDAR E ENTENDER TODA MATÉRIA”
PAULO ROSS

19/03/04
COGNITIVIDADE E REPETIÇÃO= CONTROVERSIA

20/03/04
CURRÍCULO NA ESCOLA INCLUSIVA
Maria Inês Delgado
4 PILARES DA EDUCAÇÃO= fazer, conhecer agir e ser.


“NÃO OLHE PARA  O PROBLEMA OLHE PARA A SUA META”


“O EDUCADOR TEM QUE OLHAR AS POTENCIALIDADES”
VIGOTSKY
O QUE É APRENDIZAGEM?
GARDNER= é a mudança na capacidade humana que se manifesta através de uma mudança de comportamento.

ESTRUTURA COGNITIVA= forma de aprender.
ANALOGIA= se tem partes iguais o todo é igual.
Seu cérebro é um arquivo= buscou o que lhe pareceu certo.
Temos que dar coisas significativas para crianças, para montar o currículo.
Erro construtivo
“O ERRO NOS DÁ O CAMINHO DO ACERTO”

CURRICULO ESCOLAR é construído a partir do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O QUE, QUANDO E COMO ENSINAR?
1º CONHECER A VIDA DESSA CRIANÇA= ver  como a criança aprende VER O QUE ELA CONSEGUE E NÃO O QUE ELA NÃO CONSEGUE.


“ O PROFESSOR TEM QUE SER...COMPROMETIDO COM O SUCESSO E NÃO ACUSADOR DO FRACASSO!!!”






A EDUCAÇÃO INFANTIL É A BASE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
0 a 6 anos estágio sensório motor(PIAGET)
                                 7 a 12 anos pré-operatório(PIAGET)

CURRICULO O QUE É?
É um elo entre o planejamento e a ação= entre a teoria e a prática= Entre o que é preciso e o que sucede em sala de aula.

O QUE É ESCOLA INCLUSIVA?
É a interação com os alunos, reconhecendo a diversidade de capacidades, arrumando meios para ajudar o aluno a sanar as dificuldades.
PARA QUE SERVE AS ADAPTAÇÕES CURRUCULARES?
Para deficiente auditivo ou visual desenvolver o cognitivo que está preservado, rever o que serve para dar continuidade.
PORQUE SE FAZ ADAPTAÇÕES CURRICULARES?
Para servir como estratégia da defasagem=
COMO SE FAZ?
Quando houver discrepância
COMO E QUANDO AVALIAR O ALUNO?
A avaliação tem que ser constante

“REVER A ESCOLA CONSTANTEMENTE”


INTRODUÇÃO


Na realização deste trabalho procurei buscar um melhor entendimento do assunto em pauta, ou seja, as contribuições das teorias psicogenéticas ao estudo das necessidades educativas especiais, bem como apresentar estratégias e técnicas psicopedagógicas dentro do método socioconstrutivista.
É tarefa de o professor despertar a mentalidade dos alunos com necessidades educativas especiais, focalizando o que o aluno pode aprender, deixando em segundo plano a deficiência específica, utilizando-se de estratégias adequadas para facilitar o seu desenvolvimento, utilizando técnicas com técnica.
Conhecer a forma e analisar os fatos e com isso seu intelecto se ampliará de tal forma que, inconscientemente, ele vai construir a sua própria vida com planos que possivelmente  não seria cogitado se não tivesse obtido tais conhecimentos.
A coerência entre a fundamentação teórica e a  ação prática, o reconhecimento do aluno enquanto sujeito aprendente, e o reconhecimento do professor enquanto modelo ensinante, com uma postura interacionista e socioconstrutivista são tópicos abordados neste trabalho, que busca reavaliar o que está sendo proposto nos estudos das necessidades educativas especiais.

DESENVOLVIMENTO
DESCREVENDO A LEITURA


KLEIMAN(1996:15) afirma em sua obra que o processo de ler é complexo, como em outras tarefas cognitivas, como resolver problemas, trazer informações necessárias, aplicar algum conhecimento a uma situação nova e que o engajamento de fatores como a percepção, atenção e memória são essenciais  se queremos fazer  sentido ao texto.
Para o professor, conhecer esse processo se faz necessário para trabalhar com necessidades educativas especiais.
Podemos dar uma medida de complexidade do processo descrevendo o que o leitor pro eficiente faz quando lê, começando pelas manifestações observáveis e a partir delas descrever posteriormente um modelo daquilo que não é passível de observação direta.
Por essa razão enfatizamos a importância  dos dados empíricos para o conhecimento da realidade que é uma esfera de ação do professor. Nessa realidade o foco de atenção é naturalmente o aluno, seu desenvolvimento e potencialidade, é crucial, entretanto as testagens que partem de hipóteses de cunho desenvolvimental, que descrevem o desempenho dos alunos em relação ao que ele ainda é incapaz de fazer quando comparado a outro em estágio mais avançado geralmente pré-determinado pelo nível cognitivo.
Nota-se, porém que essa hipótese do déficit: a criança é incapaz de perceber, reduzir, relacionar, apresenta falhas em relação a uma capacidade  qualquer, o desempenho da criança é deficitário quando comparado a do adulto ou de outras crianças em outros níveis de desenvolvimento.


TEORIAS QUE EMBASAM O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO

A  teoria psicogenética se encarrega de analisar e descrever o processo construtivo do conhecimento pelo sujeito em interação com os outros e com o objeto.
Começamos por analisar algumas questões que surgem no nosso trabalho de auxiliar o aluno com necessidades educativas especiais a restabelecer  o seu processo de aprendizagem.
METODOLOGIA
Sandra Aguiar e Pedro Demo

“SÓ APRENDE QUEM ELABORA, É O ALUNO QUE VAI PESQUISAR E ELABORAR. É PELO TRABALHO QUE SE AVALIA O ALUNO”.

“ O ALUNO SÓ APRENDE BEM SE O PROFESSOR APRENDE BEM”

“ O ALUNO SÓ APRENDE BEM, QUANDO O PROFESSOR SE ENTREGA DE CORPO E ALMA”

“O PROFESSOR É A CHAVE DA APRENDIZAGEM DO ALUNO”

“ A NATUREZE CRIA O CÉREBRO E O CÉREBRO CRIA TUDO O QUE VOCÊ QUER, QUE VÃO ALÉM DO QUE VOCÊ QUER”.

“CONHECER É QUESTIONAR, QUANDO NÃO CONHECEMOS NÃO QUESTIONAMOS”

“FORMAR É ALGO COMPLEXO, QUANDO O ALUNO NÃO QUESTIONA, NÃO ESTÁ APRENDENDO”

“SE EU ARGUMENTO MEUS CONTATOS OLHARES E LEITURAS AMPLIO O CONHECIMENTO”.


“SABER POUCO SOZINHO É = A 0
SABER POUCO JUNTOS É = A 10”


“ NA EQUIPE TEM QUE TER CONFRONTO E SÓ SE VAI PARA O PAPEL O QUE TODO MUNDO ACREDITA”

“TRABALHAR EM EQUIPE SIGNIFICA QUE CADA UM PESQUISA E JUNTA-SE TUDO E SAI UM GRANDE CONFRONTO DE IDÉIAS DE GENTE QUE SABE TRABALHAR”

“PARA ENTENDER TEORIAS DA APRENDIZAGEM TEM QUE LER BIOLOGIA”

“ CONVENCER SEM VENCER É A CONVIVENCIA QUE ELEVA O OUTRO E NÃO HUMILHA”

VOCÊ CONCORDA QUE O PORTADOR DE DEFICIENCIA REALMENTE TEM OPORTUNIDADE DE COMPETIR NO MERCADO DE TRABALHO E EXERCER A SUA CIDADANIA?
R: Sim, pois seu direito é assegurado por lei. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, ao se tratar á questão do emprego para o portador de deficiência, devemos buscar uma atividade economicamente rentável, que corresponda não tanto ás deficiências dos candidatos mas ás suas aptidões e ao seu potencial. Entretanto, nem sempre a sociedade tem oferecido ao portador de deficiência condições para o exercício do direito ao trabalho. Segundo a Lei 8213, a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2 a 5 % dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou portadores de deficiências.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Nos últimos anos, os direitos dos portadores de deficiência á iguais oportunidades de trabalho vem sendo reconhecidos. O reconhecimento se deve principalmente  á adoção pela Conferencia Internacional do Trabalho, em 1983, da Convenção 159.







FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS E BIOLÓGICOS DA DEFICIENCIA
Miriam Pan

PREVENÇÃO
Peri natal pré natal e pós natal-
Pela ingestão de alimentos crus, que fica no organismo do ser humano (citomegavirus) acomete o desenvolvimento intra-uterino ocasionando:
  • Destruição do SNC
  • Retardo psicomotor
  • Surdez, problemas visuais, paralisia cerebral e diferentes patologias.

ÁCIDO FÓLICO-
·        Conseqüências da anemia profunda.
·        Diminuição da produção de glóbulos vermelhos= anemia
·        Defeito do tubo neuronal

MIELOMENINGOCELE
  • Mal formação congênita da coluna vertebral
  • Nervos podem traumatizar sem função
  • Afeta o funcionamento dos órgãos e suas funções.

RAIO X
  • Radioterapia e quimioterapia, produzem a mudança do DNA
  • Aborto ou deficiência no feto
  • Microcefalia- cérebro pequeno
  • Nanismo- baixa estatura
  • CEGUEIRA E SURDEZ

DEPENDENCIA QUIMICA
  • Diminuição da oxigenação do sangue
  • Natimortos
  • Microcefalia- desenvolvimento reduzido do cérebro
  • Problemas cardíacos
  • Deficiência mental

SÍFILIS MATERNA
  • Lesões do SNC- leva ao mal funcionamento físico e mental, levado via placenta ou no trabalho de parto
  • Hidrocefalia- acúmulo de água no cérebro
  • Cegueira ou lesões oculares
  • Surdez-lesão no nervo auditivo
  • Pneumonia
  • Meningite
  • Penicilina- (tratamento)

HERPES SIMPLES
  • Infecções da pele, oculares ou orais
  • Lesões do SNC
  • Lesões dos órgãos internos
  • Retardo mental
  • 4% neonatos sobrevivem
  • Óbitos

PRÉ- ECLAMPSIA/ ECLAMPSIA
  • Pressão sanguínea aumenta colocando a mãe e o bebê  em risco
  • Gestante – encefelopatia, insuficiência renal, ruptura hepática, dissecação aguda aorta e deslocamento prematuro da placenta, aborto materno;
  • Feto- abortamento pré maturo, retardo do crescimento intra- uterino e sofrimento fetal.
PERI NATAL- HORA DO NASCIMENTO
·        Anorexia- cordão umbilical circundado ao pescoço
·        Prematuridade- 9 meses é o normal
·        Traumas do parto- parto demorado
·        Parto fórceps
·        Baixo peso
·        Icterícia- produção exacerbada da bilirrubina= amarelão
·        Infecção hospitalar- conhecer as condições do hospital

TESTE DE APGAR- nota dada ao 1º minuto de vida ao 5º minuto de vida:
-esforço respiratório= 0 1 ou 2
- tônus muscular
-freqüência cardíaca
-reações motoras
-cor da pele arroxeada

TESTE DO PEZINHO
- Fenilcetonuria= ausência de enzimas
-hipotiroidismo congênito- hipotonia musculatura frouxa
-Toxoplasmose
-HIV congênito
-Converter fenelalanina
-deficiência mental
-autismo
- convulsões
-dieta do leite materno e substancias do leite ASP

HIPOTIROIDISMO CONGÊNITO
  • Hipotonia- musculatura frouxa
  • Nanismo- baixa estatura
  • Pele seca
  • Deficiência mental, motora
  • Língua protusa- língua fora da moca
  • Pescoço curto e grosso



GALATCTOSSEMIA
  • Ausência  de enzimas que converte galactose em glicose
  • Lesões cerebrais do fígado e visuais
  • Deficiência mental
  • Vômitos e diarréias


PÓS NATAL
  • Meningite
  • Remédio utópico no ouvido
  • Sífilis adquirida
  • Sarampo,caxumba, varicela
  • Traumatismo craniano.

MENINGITE
·        Vírus, bactérias, protozoários que infectam o cérebro e suas coberturas(meninges cerebrais).
·        A Cada 12000 casos de meningite 5% de mortalidade 35% distúrbios neorológicos( convulsões, surdez, retardo mental)
·        Sepse- infecção generalizada( pneumonia e infecções)

VARICELA
  • 29% com erupção cutânia
  • 8% com problemas oculares
  • 25% surdez, problemas de garganta e ouvido
  • 6% de problemas no SNC
  • 27% infecção bronco pneumonar

SÍNDROME
  • Conjunto de sintomas
  • Produzidos por diferentes doenças
  • Fenômenos fisiopatológicos
  • Alterações


DOENÇAS
  • Hereditárias- alterações da carga cromossômica
  • Adquirida doenças


SINDROME DE LEYUNE

  • Deleção do par 5
  • Choro = miado de gato
  • Rosto redondo
  • Hipotonia
  • Microcefalia
  • Retardo mental e motor
  • Anomalia do coração e genitais e vias urinárias


SÍNDROME DO X FRÁGIL
  • Origem genética
  • Falha ao longo do cromossomo X
  • Comprometimento intelectual
  • Atraso no desenvolvimento
  • Problemas de comportamento
  • Hipotonia muscular
  • Palato alto
  • Estrabismo
  • Prega palavra única
  • Escoliose
  • Ecolalia- repetição do que ouve
  • Hiperatividade e impulsividade
  • Concentração rebaixada
  • Dificuldade em lidar com estímulos sensoriais. Ex: cantar e gesticular
  • Desagrado com rotinas alteradas
  • Comportamento repetitivo
  • Traço de autismo




























2º CADERNO
ESTÁGIO REALIZADO NA ESCOLA DE 1ª A 4ª SÉRIE.
1-No dia.......visitamos a Escola...........................,onde fomos recepcionadas pela Diretora..............., a qual foi muito gentil em acompanhar-nos até a sala da professora................................do..............ano.
No  momento encontravam-se os alunos conversando alegremente com a professora, sobre o fim de semana.
A professora nos atendeu gentilmente, apresentando-nos aos alunos, que ficaram em silencio ouvindo-a.
Observamos que a sala ampla e arejada contava com alguns cartazes e enfeites feito em folha de isopor, bem como letras do alfabeto e números feitos em papel sulfite.
O assunto em pauta seria........................ao qual foi iniciado pela professora logo que nos instalamos ao final da sala. A aula foi muito proveitosa e participativa, tendo a professora um ótimo manejo de turma. Terminado o horário nos despedimos agradecendo a todos.

2-     No dia.....................após o horário do recreio observamos a sala da professora..................onde nos deparamos com uma sala de..........alunos tendo............um pouco rebeldes. A professora fez o possível para que eles se comportassem devido a nossa visita, mas os esforços foram em vão.
A professora trabalhava com os alunos individual e coletivamente de acordo com a dificuldade.
Na sala pequena e bem organizada,  observamos vários materiais concretos para o processo de aprendizagem do aluno, o qual foi bem explorado coletivamente.
A professora nos solicitou ajuda com alguns alunos. Ao final da aula agradecemos  atenção.

3-     Observamos no dia...............a sala da professora..........de..............A sala de tamanho médio e decorada com cartazes do dia da semana, do alfabeto, das vogais e objetos com nomes escritos em caixa alta.
A janela de  cortinas com desenhos de formas geométricas, armários com nomes escrito,bem como a mesa e o quadro etiquetado.
A professora trabalhou a palavra GATO, onde desmembrou em várias palavras iniciadas  com a letra “G”. Primeiro ela colocou a figura de um gato e escreveu em seguida o nome. Depois perguntou aos alunos outras palavras iniciadas com a mesma letra. Houve boa participação dos alunos. Ela deu exercícios para eles, e os que terminavam antes ela passava atividades no caderno.


4-     RELATÓRIO FINAL

Os alunos que observamos são dos mais variáveis níveis e comportamentos, porém se igualam na grande afetividade que possuem.
Todo o corpo docente conta com orientação a qual podemos  testemunhar.
 Um fator muito importante e fácil de observar foi a relação professor aluno que é muito forte.
Concluindo  esta parte do estágio, só engrandeci o meu nível de experiências.
Vimos também a busca incansável de mestres e educandos no sentido de dar  e ter oportunidades nesta sociedade tão difícil em que nos encontramos.


PLANO DE AULA

1-Conteúdo:
 leitura e escrita
2- Objetivos:
·        Despertar o gosto pela leitura e aprimorar o processo de aquisição da escrita.
·        Desenvolver a socialização entre grupos diferentes de alunos.

3- Metodologia:
Dinâmica de socialização - enquanto ouvem a música, os alunos se movimentam pela sala, com a interrupção da música, os alunos param juntam-se a um colega e o apresentará e vice versa.
Após a apresentação o professor explica o objetivo da atividade.


5-     Recursos materiais:
Vídeos, TV, rádio, papel sulfite
6-     Recursos humanos:
7-     Professor e alunos.
8-     Avaliação:
9-     Participação dos alunos



PROJETO APRENDER BRINCANDO
Apresentação: cada um fala seu nome depois da apresentação dos professores.
Dinâmica: entregar uma folha de sulfite para cada um e uma canetinha. Pedir que escrevam seu nome no sulfite, amassem bem, fazendo uma bola. Jogar para cima várias vezes, jogar e bater palmas, jogar um para as outras várias vezes. Depois abrir o papel e ver o nome que pegou e dar um abraço.
Assistir filme:opa errei.

“A PESSOA MAIS IMPORTANTE SOU EU”

“GOSTAR DO QUE VOCÊ FAZ”
“NÃO TENHA MEDO DE TENTAR O IMPORTANTE É VOCÊ FAZER”

PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE UM  BALÃO
Entregar a cada aluno um balão para que ele possa enchê-lo.
Deixar á disposição vários tipos de papéis:crepom, fantasia, cartolina, revistas, retalhos. Etc. Para colar usar fita crepe. Pedir que criem personagens a vontade.
Depois de pronto, cada criança apresentará aos colegas o seu personagem, contando uma história ou lerá um texto.







ORAÇÃO DA SAGRADA FAMÍLIA
Senhor
Jesus Cristo
Vós restaurastes a família humana restabelecendo a primitiva unidade vivendo com Maria, vossa Mãe e São José, o pai adotivo, durante trinta anos em Nazaré. Afastai da família brasileira os males que ameaçam. Ajudai-nos  a promover em nossas famílias, em todos os lares de nossa pátria,os sentimentos e os propósitos de união indissolúvel, amor generoso, fidelidade permanente e perseverança constante na vossa graça.
Assim Seja
Amém!
POR: LUCILENE GONÇALVES

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