quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acentuação (5ª série)


Objetivo
Observar a ocorrência de palavras acentuadas em materiais diversos, entrando em contato com as regras de acentuação.
Material
- Livros, jornais, revistas
- Folhas de ofício
Procedimento
- Em duplas, os alunos deverão encontrar palavras acentuadas em livros, jornais e revistas (no mínimo 10 palavras).
- O próximo passo será transcrever as palavras separando-as em três colunas, de acordo com a sílaba tônica (última, penúltima ou antepenúltima sílaba mais forte).
- Em seguida, os alunos terão que justificar por que as palavras são acentuadas, consultando as regras gramaticais.
- Feito isso, cada dupla poderá montar uma cruzadinha com as palavras, utilizando no mínimo cinco delas.
- Depois, basta trocá-la com a dupla mais próxima, que poderá resolvê-la.
- Quando as duplas terminarem de responder a cruzadinha recebida, ela deverá retornar para a dupla que a criou, a fim de que seja corrigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário